Testando a Citação - Testando a Citação - Testando a Citação - Testando a Citação

150751_550351051682937_843526972_nUma molécula anfifílica possui um caráter duplo, ou seja, apresenta simultaneamente afinidade por dois meios incompatíveis entre si. Podendo ser eles do tipo organofóbico-organofílico ou do tipo hidrofóbico-hidrofílico. Os anfifílicos mais conhecidos são os do tipo hidrofóbico-hidrofílico.

As moléculas anfifílicas consistem-se tipicamente de uma parte hidrofílica polar (iônica ou não-iônica), conhecida como “cabeça polar”, ligada a uma cadeia hidrocabônica hidrofóbica, denominada de “cauda apolar”. Essas características em uma única molécula conduzem a um fenômeno de autoconstrução das moléculas em soluções diluídas, de maneira a proteger a parte apolar e ao mesmo tempo expor a parte polar à água.

As substâncias tensoativas estão presentes em inúmeros produtos industrializados e têm um importante papel em vários processos industriais. São utilizados nas industrias de alimentos, químicas, têxteis, corantes, tintas, fibras, processamento mineral, plásticos, produtos farmacêuticos e de agroquímicos.

Estão presentes em produtos de limpeza (detergentes, sabões, amaciantes de roupas, desinfetantes) e de higiene pessoal (xampú, sabonete, pasta e gel de dental, enxaguátorio bucal), entre outros.

Além do interesse tecnológico, é estudado nos campos da biologia e bioquímica, como componentes estruturais das membranas plasmáticas e vesículas (fagossomas).

Ácidos Graxos:

Os ácidos graxos são ácidos orgânicos monocarboxílicos, saturados ou insaturados (insaturação dupla), de cadeia linear ou ramificada, e possuindo, normalmente, número par de átomos de carbono. A cadeia alquila do ácido graxo é composta na maioria das vezes por mais de 12 átomos de carbonos (Figura 1).

Ocorrem na natureza como substâncias livres ou esterificadas, sendo que a maioria é esterificada com o glicerol, formando os Acilgliceróis, freqüentemente, os triglicerídeos ou triacilgliceróis.

Os óleos e as gorduras são misturas relativamente complexas de ácidos graxos livres e triglicerídeos, sendo os mais comuns descritos na tabela 1.

Baixa umidade relativa do ar, quais são os principais cuidados com a saúde?

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/p480x480/971914_10151831143238653_168544760_n.png

A escassez das chuvas durante o inverno diminuem a umidade relativa do ar, e a baixa umidade do ar contribui para a concentração de poluentes, piorando sua qualidade. Como consequência, começam a surgir sintomas como dor de cabeça, nariz ressecado, sangramento nasal, olhos vermelhos e ressecados, problemas respiratórios e alergias. Esses sintomas atingem todas as faixas etárias e prejudicam a qualidade de vida da população, e para amenizar ou prevenir-se deste quadro, a orientação é fundamental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É considerado estado de atenção quando a umidade cai abaixo dos 30%. Quando a umidade atinge níveis entre 19% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência.

   

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR

Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;

Sangramento pelo nariz;

Ressecamento da pele;

Irritação dos olhos;

Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;

Aumento do potencial de incêndios em pastagens e floresta

 

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Entre 20 e 30% - Estado de Atenção

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas

Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.

Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.

Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta

Observar as recomendações do estado de atenção

Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas

Evitar aglomerações em ambientes fechados

Usar soro fisiológico para olhos e narinas

Abaixo de 12% - Estado de emergência

Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta

Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.

Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas

Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Para aliviar os sintomas, a Secretaria de Saúde de São Paulo dá algumas dicas para lidar melhor com o ar seco:

• Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos. Incentive a ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco

• Também é importante manter a higiene doméstica. Evite o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos

• Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos

• Durma em local arejado e umedecido. Isso contribui para uma noite de sono tranqüila (os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores)

• A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas

Principais recomendações para a saúde e meio ambiente:

- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre às 10 às 17 horas;

- Beba bastante água e não espere sentir sede. A atenção deve ser redobrada com as crianças e idosos, pois muitas vezes eles não referem sede, e nestes casos a postura pró ativa será mais

eficiente;

- Umidifique os ambientes utilizando um umidificador portátil, ou quando não for possível comprar o aparelho, pendure toalhas molhadas ou coloque uma bacia com água. Evite deixar as toalhas encharcadas, prevenindo-se das quedas;

- Instile soro fisiológico nos olhos e narinas para amenizar os sintomas de ressecamento;

- Mantenha a casa limpa, e evite o uso de vassouras que só deslocam o pó. Dê preferência ao aspirador ou ao pano úmido;

- Aproveite o vapor produzido pela água quente durante o banho para umidificar as vias aéreas. Faça deste momento uma brincadeira com seus filhos, ambos serão beneficiados.

- Lave as mãos com frequência e evite colocação na boca e nariz;

- Incentive a carona solidária, contribuindo assim com a melhora da qualidade do ar.

- Evite aglomerações em ambientes fechados pois devido a ressecamento das mucosas a proteção contra infecções pode estar diminuída;

Fonte: site Cetesb e Ministério da Saúde.

Este Blog tem a intenção de informar e educar a população em geral e aos profissionais de saúde conhecimento sobre a profissão farmacêutica e sobre medicamentos. As informações contidas neste Blog não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Não tome nenhum medicamento sem orientação médica ou farmacêutica, pode ser perigoso para sua saúde. Na farmácia só o FARMACÊUTICO pode lhe oferecer informações seguras sobre os medicamentos.